A busca por saúde, melhor desempenho e condicionamento físico acompanhados de uma boa forma vem aumentando nos últimos tempos e abrange diversos indivíduos de diversas classes sociais, gêneros e faixas etárias.
Sendo assim, aumenta-se o consumo de suplementos alimentares, de forma a auxiliar nesse processo de condicionamento físico.
Os termogênicos são conhecidos como “queimadores de gordura”, eles aumentam o metabolismo, onde converte gordura em energia, auxiliando assim na perda de peso. São boas opções para quem busca emagrecimento, mais disposição e praticar atividades físicas.
Vale lembrar que, se você busca esse efeito, o consumo em excesso de carboidratos (principalmente os simples) de forma não balanceada, não contribui para que ele possa ocorrer.
Os alimentos que contribuem para esse efeito termogênese, são:
* Chá verde: possui cafeína, visto como um termogênico;
* Café: ajuda a acelerar o metabolismo devido sua cafeína;
* Canela: possui uma ação anti-inflamatória e antioxidante. Ela ajuda a acelerar o metabolismo;
* Gengibre: ajuda a reduzir o inchaço;
* Aveia: exige bastante energia do organismo para digeri-la. Estimula o gasto de kcal na forma de gordura;
* Amêndoa: fonte de gordura insaturada, que promove a aceleração do metabolismo;
* Castanha-do-pará: participa na regulação dos hormônios da tireoide (regulando o metabolismo) e desintoxica o nosso corpo;
* Ovo: rico em proteínas, fazendo com que nosso corpo gaste mais energia para digerí-lo;
* Linhaça e chia: ricos em ômega 3, aceleram o metabolismo, facilitando a queima de gordura, além de auxiliarem para o bom funcionamento do intestino;
* Guaraná em pó: libera cafeína pouco tempo após ingestão e permanece ativa por um certo tempo no organismo;
* Iogurte: eleva a temperatura corporal e regula a queima de gordura;
* Pimenta: possui uma substância chamada capsaicina, que estimula a termogênese no organismo.
* Chocolate: acima de 70% cacau pode ser considerado um termogênico. Possui teores de cafeína, propriedades estimulantes e antixoxidantes. Melhora gasto o energético e favorece o ganho da massa muscular.
Porém, como tudo em excesso faz mal, seu uso de forma incorreta pode provocar dores de cabeça, agitação, ansiedade, insônia, tonturas e náuseas. Portanto, é importante ressaltar que os termogênicos devem ser utilizados em conjunto com uma alimentação balanceada, alinhados com a prática de atividade física e o acompanhamento de um profissional nutricionista para que possa te auxiliar quanto ao consumo.