E a Spirulina?

Considerado em super alimento, a Spirulina é conhecida como uma alga e trata-se de uma bactéria fotossintetizante, que vive em lagos e rios de pH elevado, extremamente nutritiva e que pode ser consumida por nós.

Esta alga apresenta alto teor de proteínas (65 a 70% do seu peso seco), contém todos os aminoácidos essenciais que precisamos, contém vitamina E e vitaminas do complexo B, fitonutrientes, ácidos graxos essenciais e minerais (Ca, Mg, Fé, P, K e I). Apresenta cerca de 15% de carboidratos complexos e é rica em compostos antioxidantes, betacaroteno, ácido gamalinoleico, ferro e clorofila.

Ajuda na manutenção da saúde, como fonte de energia, na desintoxicação do organismo, na prevenção de acidentes vasculares e infecções e no alívio de sintomas menstruais.

Além das suas ações como suplemento nutricional, tem efeito supressor do apetite pela concentração elevada de fenilalanina (aminoácido essencial, ou seja, não produzido pelo corpo e que precisa ser consumido na dieta) em suas proteínas, que inibe fisiologicamente os centros hipotalâmicos da fome. Além disso, forma um revestimento sobre a mucosa gástrica, proporcionando então a sensação de saciedade gástrica, podendo ser usada como alimento auxiliador do emagrecimento para obesidade.

A recomendação adequada para ingestão deste super alimento fica em 3 g/dia, (segundo a FDA) para adultos saudáveis, sendo sempre recomendado que alinhe com seu (a) nutricionista.

Composição Química para cada 100g de Spirulina
Proteína 65 – 80g
Carboidratos 15 – 20g
Potássio 1400mg
Fósforo 700mg
Sódio 500mg
Cálcio 400mg
Magnésio 200mg
Ferro 50mg
Vitamina A 200mg
Vitamina B1 4mg
Vitamina B2 3,5mg
Vitamina B6 0,7mg
Vitamina B12 0,25mg
Vitamina E 7mg
Ácido pantotênico 0,8mg