Benefícios das Frutas Vermelhas

Muitas pessoas consomem as frutas Cranberry, Blueberry e Gojiberry, mas a maioria não conhece os diversos benefícios que seu consumo proporciona ao nosso corpo. Vamos conhecer? As frutas Cranberry, Blueberry e Gojiberry são conhecidas por todos nós como “frutas vermelhas” ou “frutas silvestres”. Estas podem ser encontradas em forma de frutas um natura, desidratadas, secas, cápsulas e chás.
Os três tipos ajudam no envelhecimento saudável (previne doenças degenerativas), desaceleram o crescimento de tumores, previnem doenças cardiovasculares (diminuem pressão arterial e o colesterol ruim), são ricas em fibras, melhora o sistema imunológico, ajuda no controle glicêmico, tem alto poder antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, possuem outros benefícios específicos que irei apresentar abaixo.

CRANBERRY
• Fonte de vitaminas (A, C, E e K) e minerais (Zinco, ferro, cálcio, magnésio, potássio)
• Trata e previne doenças do trato urinário, como cistite, infecção de urina e incontinência urinária.
Porém, é contraindicada para pessoa que são alérgicas ao ácido salicílico, semelhante a aspirina; é rico em oxalato, ou seja, se for consumida exageradamente pode levar ao aparecimento de pedras no rins e possui interação com o medicamento varfarina (usado para retardar a coagulação do sangue), podendo levar ao aumento do risco de hematomas e sangramentos.

BLUEBERRY
• Fonte de vitaminas (C, A, E, B6, B1, B2, K) e minerais (manganês, cobre, cromo, zinco, ferro).
• Melhora a saúde dos olhos e reduz aquela sensação de “vista cansada”
• Previne secura dos olhos, infecções, miopia e hipermetropia, degeneração macular e catarata.
• Trata e previne infecções de urina

GOJI BERRY
• Rico em vitamina (C, B1, B2, B6). A vitamina C ajuda a melhorar a imunidade, o humor e resistência aos ossos, diminui o estresse, evita o envelhecimento da pele e contribui para a absorção de ferro. A vitamina B1 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, muscular e cardíaco, a B2 protege contra doenças cardiovasculares e aparecimento de tumores e os aminoácidos ajudam na manutenção da massa muscular, formação de células, proteínas e tecidos importantes.
• Possui oito aminoácidos essenciais (corpo nãoproduz).
• 100 gramas contam com 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja.
• Protege o coração e o cérebro.
• Fonte de carotenoides, ou seja, evita problemas de visão e pode proporcionar fotoproteção em pessoas mais suscetíveis aos raios ultravioletas.
• Importantes para portadores de hepatite B e C

Mesmo com tantos benefícios para o nosso corpo, é importante sabermos que é impressindível o acompanhamento com um profissional de saúde, para a análise de exames e equilibrar na rotina a melhor opção para o seu estilo de vida e necesidade nutricional.