Benefícios do Ômega 3

Vimos que hoje em dia o Ômega 3 é o assunto mais comentado na área de nutrição, mas o que é o ômega 3?  Também chamado de Ácido Linolênico, é considerado uma gordura poli-insaturada, benéfica ao nosso corpo e essencial, pois nosso organismo não consegue produzi-la, sendo necessário ser consumida através de alimentos fonte ou suplementos como capsulas, seguindo o recomendado pela bula.

PARA QUE SÃO USADOS?

• Desenvolvimento infantil – importantes no período fetal, do nascimento até o desenvolvimento completo do cérebro e da retina;

• Tratamentos de doenças – intestinais, câncer, doenças cardiovasculares (auxiliando no controle da pressão), hipertriglicemia, artrite reumatoide, entre outras;

• Aumento dos radicais livres. São produzidos pelas células, com objetivo de fazer a conversão dos nutrientes vindos dos alimentos absorvidos em energia;

• Quando o indivíduo tem sensibilidade à insulina, ou seja, quando as células não respondem adequadamente ao estímulo da insulina e a pessoa precisa de menores quantidades para baixar os níveis de glicose no sangue;

• Previne e diminui os efeitos da doença de Alzheimer;

• Tem ação anti-inflamatória;

• Fortalece o sistema imunológico;

• Possui efeito antitrombótico, ou seja, inibe a formação de bolas de sangue sólidas em vasos ou no coração e estimula a vasodilatação (aumento do espaço dos vasos sanguíneos);

• Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides (tipo de gordura) no sangue.

• Porém, mesmo com tantos benefícios vistos anteriormente, é necessário que portadores de diabetes busquem orientação de um profissional quanto sua utilização.

ALIMENTOS FONTE
• Peixes de águas profundas e geladas (sardinha, cavala, arenque, atum, namorado, salmão e o atum).
• Algas marinhas
• Sementes (linhaça e de chia)
• Oleaginosas (castanhas e nozes)
• Óleos vegetais (óleos de soja, canola e linhaça)

Mesmo com tantos benefícios para o nosso corpo, é importante sabermos que é impressindível o acompanhamento com um profissional da saúde, para a análise de exames e equilibrar na rotina a melhor opção para o seu estilo de vida e necessidade nutricional.