A reeducação alimentar é um estilo alimentar que proporciona o equilíbrio nos macro e micro nutrientes, que visa o equilíbrio orgânico, peso ideal e a saúde plena do paciente, mas não consiste em deixar de comer tudo o gosta e sim em consumir de tudo sem exageros e de forma equilibrada, aprender a acrescentar alimentos necessários como frutas, verduras e legumes, castanhas entre outros nas quantidades ideais.
Pessoas que não consomem frutas, verduras e legumes podem ter um desequilíbrio no organismo por deficiência de nutrientes e o resultado pode ser algumas alterações como: cansaço, acne, sintomas da TPM, compulsão alimentar, ansiedade, irritação, intestino preso, hiperatividade, depressão, falta de energia, dificuldade em perder peso e, futuramente, doenças crônicas
Mudar os hábitos alimentares não é uma tarefa muito fácil, é necessário bastante esforço e forca de vontade, segue algumas dicas importantes na reeducação alimentar, como:
-Beber de 8 a 10 copos de água por dia;
-Evitar o consumo de alimentos industrializados e fast-food;
-Substituir refrigerantes por sucos de frutas naturais;
-Evitar o consumo de frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga, massas e doces;
-Praticar atividade física diariamente.
-Consumir líquido 30 minutos antes ou depois das refeições;
-Mastigar bem os alimentos até que não fiquei pedaços grandes;
-Realizar as refeições a cada 3 horas.
-Fazer em média 5 a 6 refeições diárias.
-Nos lanches da manhã ou da tarde, recorra sempre a cereais, frutas, sucos naturais, chás e iogurtes, que são alimentos pouco calóricos.
Existem hoje vários tipos de dietas que favorece a redução de medidas rapidamente, mas difícil manter como estilo de vida devido à grandes restrições. O que realmente dará qualidade de vida é a mudança do estilo alimentar com a reeducação alimentar. Em alguns dias de mudança já é possível notar algumas melhoras, como mais disposição e energia para realizar atividades diárias, diminuição da ansiedade e da compulsão alimentar, sensação de bem estar e emagrecimento.
Mas, antes de fazer uma mudança na sua rotina alimentar é muito importante procurar ajuda de profissional capacitado.