É verdade que o nosso corpo precisa mais de energia para se manter aquecido e essa fonte de energia é a alimentação, por isso é normal sentir mais fome no frio. O cérebro entende essa necessidade e você recebe um alerta para que haja maior ingesta alimentar, o que chamamos de mecanismo adaptativo fisiológico para ter mais energia para a produção de calor.
Porém precisamos entender que muitas vezes essa queda de temperatura não é tão significante para o nosso metabolismo, mesmo que a sensação térmica seja outra, e mesmo que não haja a ingestão alimentar adicional, o seu corpo irá se manter aquecido com a reserva (gordura corporal) que temos para usar como fonte de energia.
É mito que obrigatoriamente você precisa comer mais porém suas emoções podem achar que você precisa, e para que você não prejudique seu emagrecimento:
Consuma alimentos quentes sem comprometer o seu déficit calórico: caldo de feijão, creme de couve flor, legumes assados…
Mantenha a disciplina e faça seu exercício físico, as vezes é difícil sair da coberta para começar a se exercitar mas depois que começar vai ver que valeu a pena;
Não se esqueça da hidratação: água e chá são bem-vindos!
Cuidado com as comidas cheias de molhos, pois adicionam calorias que não percebemos – prefira o molho de tomate 100% natural;
Consuma a sua comida afetiva predileta com consciência, planejado no seu plano alimentar, com moderação e no momento certo – ter uma boa relação com a comida é o melhor que você pode fazer.
Sempre aproveite sua consulta com a nutricionista para relatar as escapadas que estão difíceis para o seu dia-a-dia assim podemos lhe ajudar melhor!