Sempre muito requisitadas no verão, as frutas cítricas são conhecidas por possuir um sabor mais ácido, ‘azedo’ que combina muito bem com sucos, chás, temperos, saladas e até pratos quentes.
Benefícios
Geralmente quando falamos dessas frutas, estamos falando de laranja, limão, abacaxi, acerola, tangerina, uva, morango, kiwi, maracujá, caju, framboesa, amora, goji berry, dentre muitos outros não tão conhecidos porém com o mesmo valor nutricional.
Dentre os benefícios desse grupo de alimentos está a vitamina C, que possui ativação da absorção de ferro, ação antioxidante, ação protetora do sistema imunológico prevenindo o organismo de possíveis doenças e infecções, além de conter importante ação de formação de fibras colágenas atuante em todos os tecidos do corpo. Alem disso, melhora a hidratação do organismo por serem ricas em água, diminui a prisão de ventre por serem ricas em fibras, deixa a pele mais bonita e saudável e ajuda a emagrecer já que possuem um baixo valor calórico.
Laranja peso: 100 g vitamina C: 53,2 mg
Limao peso: 100 g vitamina C: 53 mg
Abacaxi peso: 100 g vitamina C: 47,8 mg
Acerola peso: 100 g vitamina C: 1.677,6 mg
Tangerina peso: 100 g vitamina C: 48,5 mg
Uva peso 100 g vitamina C: 4 mg
Morango peso: 100 g vitamina C: 58,8 mg
Kiwi peso 100 g vitamina C: 92,7 mg
Maracujá peso 100 g vitamina C: 30 mg
Caju peso 100 g vitamina C: 219 mg
Framboesa peso 100 g vitamina C: 26,2 mg
Amora peso 100 g vitamina C: 21 mg
Goji Berry peso 100 g vitamina C: 2.500 mg
Contra indicação
É contraindicado para pessoas que sofrem de varias formas de úlcera gástrica e duodenal, se possui hepatite e colecistite. Nestes casos, não se deve abusar de frutas com alta acidez.
Mesmo com tantos benefícios para o nosso corpo, é importante sabermos que é imprescindível o acompanhamento com um profissional da saúde, para a análise de exames e equilibrar na rotina a melhor opção para o seu estilo de vida e necessidade nutricional.