Semana passada iniciamos nosso papo sobre Suplementação Alimentar e, como prometido, hoje iremos falar mais afundo a respeito de um dos suplementos listado, o BCAA! Você já usou, conhece alguém que faça uso?
Pois bem, o BCAA, sigla em inglês, significa “aminoácidos de cadeia ramificada”, em tradução mais próxima, é composto por três aminoácidos essenciais: Leucina, Valina e Isoleucina. Tais aminoácidos correspondem, aproximadamente, a 35% da quantidade total de aminoácidos presentes no músculo e, apesar de essenciais como o próprio nome diz, não são produzidos por nosso organismo, por isso a suplementação torna-se ainda mais interessante.
Importante, principalmente para quem busca um melhor desenvolvimento atlético ou funcional, em relação a atividade físicas, os BCAA’s são indicados no pré e pós treino. Apesar de inúmeros benefícios, o BCAA contínua sendo um suplemento e ainda não há uma conclusão sobre a incidência de efeitos colaterais, mas é sempre bom ficar atento. Sinais como:
– Alterações bruscas de humor;
– Desordens compulsivo-obsessivas, como TOC;
– Acúmulo de amônia no sangue, que pode provocar problemas renais e fadiga corporal;
– Sobrecarga nos rins, principalmente quando são ingeridas altas doses de BCAA;
Tem sido associados ao consumo do mesmo, sendo assim, procure sempre um profissional capacitado para te ajudar. Ele pedirá alguns exames para entender se o suplemento será realmente benéfico para você.
A forma mais comum de encontrar o suplemento é em pó, que é a versão mais concentrada de BCAA que se costuma encontrar no mercado, mas há também as opções líquida ou em cápsula.
Espero ter esclarecido algumas das suas dúvidas!