SOP síndrome dos ovários policísticos

Sop
você sabia que a alimentação e exercícios físicos podem ajudar na síndrome dos ovários policísticos?

A síndrome dos ovários policísticos (Sop) é uma das doenças mais prevalecentes em mulheres idade fértil, sendo caracterizada pelo aumento dos folículos dos ovários e alterações hormonais. Essas alterações podem levar a mulher a ter quadros de acne, menstruação irregular, resistência à insulina, excesso de pelos faciais e corporal. Se não for tratada, a mulher pode ter dificuldades para engravidar e pode prejudicar a saúde e qualidade de vida de modo geral.

Muitas  mulheres são acometidas com essa patologia, muitas vezes descobrem quando estão na intenção de se tornarem mães e encontram dificuldade no processo, além de grandes frustrações também contribui muito para a baixa de autoestima.

O tratamento visa melhorar os sintomas e pode favorecer o desaparecimento do aumento dos folículos, na grande maioria dos casos a alimentação auxilia com diferentes estratégias para solucionar o problema, visto que o tratamento mais comum é o uso de anticoncepcional que não resolve e sim máscara os sintomas, o equilíbrio alimentar será fundamentar para determinar o desenvolver da patologia ao logo da vida. Faça de seu alimento seu medicamento.

Para melhorar a resistência à insulina e intestino:
Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, consuma fontes de fibras (aveia, linhaça, chia, psyllium), pratique atividade física, controle a ingestão de carboidratos refinados, alimentos prébioticos (chicória, biomassa de banana verde, batata Yacon) e suplementação de probióticos quando necessário.

Para favorecer a redução da Acne evite o consumo excessivo de leite e derivados, açúcar, alimentos industrializados, alto consumo de carboidratos refinados.

São vitaminas e nutrientes importantes no processo vitamina D, ômega 3, zinco, magnésio, cromo, selênio.