Quanto devemos consumir de sal?

Para muitas pessoas é impossível se alimentar sem colocar o sal nas preparações, não é mesmo? Mas para isso não é necessário exagerar. Coloque apenas o necessário! Vamos dar várias dicas inteligentes para você diminuir o consumo de sal sem, necessariamente, deixar de desfrutar o melhor desse tempero.
A ingestão de sódio recomendada por órgãos de saúde como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Ministério da Saúde é de 2g de sódio por dia – uma colher de chá. Parece pouco né? Mas é o necessário!
Para diminuir o consumo de sal é importante evitar comprar alimentos processados, embutidos ou enlatados, não levar o saleiro para a mesa ou você pode até mesmo substituir o sal por ervas, especiarias e vinagre, por exemplo.

O sal é e sempre foi uma das preocupações dos médicos em relação à saúde.

Desta forma, consumir pouco sal é fundamental para manter a pressão arterial normal e o coração saudável, pois o excesso de sal regularmente pode provocar hipertensão, problemas cardíacos ou trombose. No entanto, as pessoas que já têm doenças como pressão alta, problemas nos rins ou no coração devem ter especial cuidado e, por isso, devem diminuir o consumo de sal para controlar a doença e prevenir o seu agravamento.

Devido aos problemas que ele causa para a saúde, principalmente para a pressão arterial, recentemente autoridades como americanas, por exemplo, estão pedindo que seu uso seja diminuído.

Sua propriedade benéfica para o organismo é a regulação do volume de líquidos, mantendo a pressão osmótica entre os líquidos de dentro e de fora das células. Ele é importante também para a transmissão de impulsos nervosos.

No emagrecimento o problema é que o paladar das pessoas está acostumado com seu uso, aumentando seu consumo e promovendo retenção de líquidos no organismo. Como o líquido pesa bastante, a pessoa não percebe a perda de peso e se desmotiva a emagrecer.

Veja agora algumas dicas para diminuir o consumo de sal:

1 – Retire o saleiro da mesa. Manter o sal longe da vista e do alcance ajuda a reduzir a vontade de acrescentar sódio à comida.

2 – Experimente a comida antes de colocar mais tempero à preparação. Muitas pessoas acabam acrescentando o sal antes de provar se o prato está saboroso. Isso acontece de forma automática ou por hábito.

3 – Peça comida com menos sal. Quando for comer em restaurantes, solicite que a sua comida seja feita menos salgada.

4 – Cuidado com os alimentos com alto teor de sódio. Bacon, queijos, azeitonas e salame, por exemplo, são alimentos ricos em sal. Prefira incluir no cardápio alimentos como cereais, ovos, frutas, ricota, iogurte e vegetais.

5 – Dê um tempo para seu paladar. As pessoas estão acostumadas com uma quantidade elevada de sal. Ao reduzir, o paladar pode estranhar. Por isso, tente diminuir gradualmente para se acostumar.

6 – Leia os rótulos das embalagens. Isso pode ajudar a escolher os alimentos com menor teor de sódio.

7 – Quando usar temperos em pó ou caldo, não adicione mais sal. Esses produtos já possuem a quantidade suficiente para deixar a comida saborosa, dispensando o uso de mais tempero.