– Diminui o risco de doenças do coração e outras (pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade)
– Melhora os níveis de colesterol sanguíneo.
– Aumenta as taxas do bom colesterol.
– Aumenta a resistência muscular.
– Bem-estar mental.
– Alivia o estresse e a ansiedade.
– Ajuda a produzir serotonina – o hormônio do bem-estar.
Antes do treino – A falta de carboidrato junto com a atividade física pode causar perda de massa muscular, fadiga precoce, queda de rendimento e performance. Por isso, entre uma a duas horas antes do treino, consuma alimentos ricos em carboidratos, como arroz, tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame), massas, aveia, granola, farofas e farinhas em geral, pães, biscoitos e torradas. Quando possível, é preferível que esses alimentos sejam consumidos nas versões integrais (pão, arroz e cereais integrais), já que estes são capazes de fornecer energia por um período de tempo maior.
Durante o treino – Para os treinos com duração menor que uma hora, são recomendados a ingestão de água(cerca de 200 ml)a cada 20 minutos de exercício. Se a atividade física passar de uma hora de duração, é recomendado que consuma de 50 ml a 100 ml de água a cada 20 minutos, e acrescente de 30 g a 60 g de carboidrato para repor o glicogênio muscular, para melhorar o desempenho na atividade e retardar a fadiga.
Após o treino – Assim que finalizar a atividade física, é importante que você recomponha a energia gasta durante o exercício. Nesse momento também devem estar presentes na consumação os alimentos fonte de carboidratos, neste caso, nas versões não integrais (pão branco, arroz branco, frutas, mel etc.), que nos fornecem energia mais rapidamente. Além disso, devemos ingerir também alimentos fonte de proteínas, como leite e iogurte desnatados e queijos magros, pois este nutriente é responsável pela recuperação e regeneração dos músculos.