O que é disbiose?

É um desequilíbrio da flora intestinal também conhecida como microbiana intestinal, esse desequilibro pode reduzir a absorção de vitaminas e minerais causando deficiência e seu equilíbrio também tem fundamental importância no sistema imunológico.

Esse desequilíbrio é causado pela diminuição de bactérias boas e maior crescimento de bactérias ruins, que são causadoras de doenças.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O que causa da disbiose ? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A disbiose pode ser ocasionada pelo uso frequente de medicamentos como Antibióticos, corticoide, álcool em excesso, tabagismo, hipocloridria (diminuição na secreção de ácido clorídrico no estômago), motilidade intestinal (frequência e consistência das fezes) estresse, alimentação inadequada rica em açúcar, cereais refinados em excesso, dieta podre em fibras, frutas verduras e vegetais e alimentos industrializados. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A disbiose pode ser o gatilho de outras doenças como por exemplo doença inflamatória intestinal, síndrome do intestino irritável, diabetes, câncer, hipertensão, doenças do trato respiratório como: Asma, rinite e sinusite, doenças auto imunes, sistêmicas como obesidade e diversas outras.

Sintomas:
Os indícios mais comuns são:
• Náuseas e vômitos
• Aumento dos gases
• Distensão abdominal
• Alterações no trato intestinal, como diarreia e constipação
• Fadiga
• Depressão, ansiedade e mudanças de humor
• Candidíase de repetição

Como tratar a disbiose?
⁃ Na maior parte dos casos, o tratamento da disbiose intestinal é simples, apenas com mudanças nos hábitos alimentares salgáveis.
⁃ Em alguns pacientes, também pode ser recomendada a utilização de suplementos probióticos e prébiotico juntamente com o suplemento Glutamina.

Vale reforçar que a colônia de bactérias que vive no nosso tratogastrointestinal se forma na primeira fase da vida! Procure saber como foi seu consumo de medicamentos na infância essa informação é muito relevante para os tratamentos de reconstituição na colônia de bactérias.

Agora que você já sabe da importância do nosso intestino, vamos cuidar dele?