Intolerância ao glúten . Saiba o que é, as causas, os sintomas, tratamentos e muito mais.

A intolerância ao glúten ou doença celíaca é uma doença autoimune, ela consiste na dificuldade ou a impossibilidade de digerir a proteína presente em uma série de alimentos que contenham trigo e centeio. Essa dificuldade na digestão ataca diretamente o intestino, prejudicando o bem-estar e limitando a dieta da pessoa.

A intolerância exige cuidados, e a única maneira de tratamento desse problema é cortando totalmente a ingestão do glúten à alimentação.

Quais são as causas?

As pessoas com intolerância ao glúten já nascem com uma predisposição genética para o desenvolvimento da doença, que pode se manifestar em qualquer fase da vida — desde a infância à terceira idade.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da intolerância ao glúten podem ser de leves a severos. Confira alguns dos mais comuns:

• excesso de gases;
  • dores e distensão abdominal;
  • enxaqueca;
  • diarreia ou prisão de ventre.

Nos casos mais graves, a pessoa desenvolve a doença celíaca e pode ter dores abdominais e diarreias mais intensas. Além disso, é comum apresentar anemia, por dificuldade de absorver os nutrientes, e perda de peso.

Quando não tratada, a doença celíaca pode levar ao câncer de intestino e estômago.

Como é diagnosticado?

A partir de uma suspeita clínica, são feitos exames sorológicos e uma endoscopia digestiva com biópsia na mucosa do intestino.

Como que tratamos e convivemos com essa intolerância?

Cortar o glúten da dieta é o único tratamento para quem tem intolerância a ele. Isso afeta bastante a rotina, mas pode ser contornado com medidas simples. deve-se retirar da dieta todos os alimentos que contenham essa proteína, como farinha de trigo, macarrão, pão, bolos e biscoitos.

É possível encontrar diversos produtos especiais que não contêm essa proteína, como macarrão, pão, biscoitos e bolos feitos a partir de farinhas que são permitidas na dieta, como a farinha de arroz arroz, de mandioca, de milho, o fubá, a fécula de batata, fécula de mandioca, polvilho doce e polvilho azedo.

Além disso, é importante observar no rótulo a lista de ingredientes para verificar a presença de trigo, cevada ou centeio na composição ou resíduos de glúten, como é o caso de produtos como salsicha, kibe, flocos de cereais, almôndegas e sopas enlatadas.