Intolerância à lactose. Saiba o que é, as causas, os sintomas, tratamentos e muito mais.

A intolerância à lactose é uma doença comum de se ver, ela é provocada pela incapacidade de digerir lactose, um açúcar encontrado no leite e nos laticínios. A falta da lactase, enzima que digere a lactose, leva ao aparecimento de sintomas sempre que um produto à base de leite é consumido.

CAUSAS:
Existem maneiras que pessoas podem se tornar intolerantes à lactose, mas tem três que podemos destacar sendo quando a pessoa já nasceu com o problema, quando é resultado de alguma doença ou ferimento, ou quando é resultado do envelhecimento.

A intolerância à lactose têm como principal consequência a deficiência de lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária dessa enzima, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.A presença de lactose no organismo se dá por meio da ingestão de leite e seus derivados.

SINTOMAS:

Os sintomas de intolerância à lactose geralmente começam de trinta minutos a duas horas depois de a pessoa ingerir alimentos ou bebidas a base de leite. Entre os principais sintomas estão:

• Diarreia
  • Náusea e, às vezes, vômito
  • Dores abdominais (cólicas)
  • Inchaço

A intensidade dos sintomas varia de acordo com cada pessoa, mas eles costumam ser amenos.

DIAGNÓSTICO:

Uma das maneiras de se diagnosticar a intolerância à lactose é através de alguns exames que o médico irá solicitar, como:

• Exame de tolerância à lactose, em que o paciente ingere um líquido rico em lactose para, depois, realizar um exame de sangue e verificar a quantidade de glucose na corrente sanguínea.
  • Exame de hidrogênio expirado, em que o paciente também ingere um líquido com altas quantidades de lactose para que o médico, depois, analise a quantidade de hidrogênio expelido pelo hálito do paciente.
  • Medidor de ácidos. A lactose não ingerida produz ácido láctico no organismo, que consegue ser identificado por meio de um medidor de ácidos.

Não existem tratamentos para a intolerância à lactose. Mas você pode adicionar enzimas lactase ao leite normal ou tomá-las em forma de cápsulas e comprimidos mastigáveis.

É indicado que diminua ou a remova os produtos lácteos da dieta, isso melhora os sintomas da intolerância à lactose.