Primeiro ponto é entender que comida não é lixo! Temos alimentos mais saudáveis e menos saudáveis mas nem por isso são lixo.
Dito isso precisamos entender que no processo de reeducação alimentar, é preciso ressignificar a comida e entender que para ter saúde a frequência e a escolha de alimentos são muito importantes.
Podemos usar o termos “um dia livre”, o significa comer qualquer alimento e isso pode levar a um superávit energético que talvez não consiga ser recompensado nos dias seguintes, você pode em apenas um dia atrapalhar todo seu processo de emagrecimento dependendo do superávit que fizer.
Então nunca mais vou sair da dieta se quiser emagrecer?
Ao iniciar a dieta, surge a expectativa nas pessoas de quando poderão sair fora do plano, como por exemplo, comer um docinho, um churrasco, tomar uma cerveja ou ir a uma festa e poder comer os quitutes. Mesmo que não sejam considerados tão saudáveis esses alimentos podem sim, fazer parte da alimentação, desde que façamos isso de forma eventual e em quantidade moderada. Mas sair fora da dieta não significa passar o dia todo comendo tudo e o que quiser.
O ideal é que saia da dieta em uma refeição e não o dia todo e que o plano alimentar orientado seja retomado já na refeição seguinte e ainda assim você pode melhorar sempre:
MUDE 4 pedaços de pizza com refrigerante POR 2 pedaços de pizza e água saborizada
MUDE 1 parmegiana com batata frita e bolo de chocolate POR 1 parmegiana com batata assada e uma fruta
MUDE pipoca com manteiga e milkshake POR pipoca sem óleo e chocolate meio amargo
Espero que este texto lhe a ajude a mudar, não precisa ser rápido mas precisa existir, e aos poucos você conseguirá obter resultados no seu processo de emagrecimento e quando você menos esperar irá perceber que já está comendo com consciência e sem exageros.