Um assunto que sempre ouvimos falar e que muitos têm dúvidas é a questão do consumo ideal das frutas, dos legumes e das verduras. Sempre escutamos “quanto devo consumir de frutas, legumes e verduras?”, “posso consumir estes alimentos a vontade que não engordo”? Isso é algo que varia de acordo com as necessidades de cada pessoa.
É um assunto que nos faz refletir, que varia do ponto de vista de cada especialista e referência. Por parte, de acordo com a pirâmide alimentar, o ideal é que consumamos de 2-3 porções de fruta ao dia, de 1-3 porções de legumes e as verduras nós podemos consumir a vontade.
Os principais motivos os quais você não pode deixar de incluir as frutas, legumes e verduras à sua alimentação é porque:
- … são fontes de micronutrientes. Nos referimos às vitaminas e aos minerais, substâncias valiosas para as nossas células. Enquanto as vitaminas, especialmente a C e a A presentes na laranja, na cenoura e no tomate, fortalecem o sistema imunológico e são potentes antioxidantes, o mineral potássio atua de forma oposta ao sódio, ou seja, relaxa as artérias e evita, assim, o aumento da pressão arterial – o que nos protege contra infartos e derrames.
- … oferecem fibras. Esses alimentos são grandes fornecedores de fibras, tanto solúveis como insolúveis. As vantagens de ingerirmos elas é que fazem o intestino funcionar e eliminam moléculas de colesterol para fora do corpo.
- … ajudam a manter o peso em dia. Frutas, verduras e hortaliças dão uma força na hora de enxugar o abdômen. Isso porque contribuem para a saciedade, o que resulta em menos abusos à mesa. Além disso, à medida que as três porções vão sendo incorporadas ao menu, menor é o espaço dedicado a alimentos ricos em gorduras, como bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerantes…
- … são ricos em fitoquímicos. Esta é uma classe de componentes que derruba o risco de ficar doente. Caso dos carotenoides dos alimentos vermelhos e laranja, inimigo do câncer de próstata e de mama, e das antocianinas de alimentos arroxeados, como jabuticaba, uva e berinjela, associadas ao combate dos males cardíacos e neurológicos. Não é à toa que especialistas em nutrição pedem para montarmos um prato bem colorido e fazer uma espécie de rodízio de vegetais.