Benefícios da Cúrcuma

A cúrcuma é uma planta da mesma família do gengibre, e é também conhecida como açafrão-da-terra, cúrcuma longa, açafrão-da-índia, açafroa ou gengibre amarelo. É um dos principais temperos da tradição culinária da Índia, e é utilizado a mais 4000 anos por diversas medicinas orientais.

O ingrediente ativo na cúrcuma é a curcumina. As propriedades medicinais desta especiaria foram lentamente se revelando ao longo dos séculos. Muito conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, uma pesquisa recente revelou que a cúrcuma é uma maravilha natural, provando ser benéfico no tratamento de muitos problemas de saúde, inclusive pesquisas preliminares apontam para propriedades anti-câncer.

É um agente antisséptico e antibacteriano natural, muito utilizado na desinfecção de cortes e queimaduras.

• Pode prevenir o melanoma, causada por células existentes que “cometem suicídio” (apoptose).

• Reduz o risco de leucemia infantil.

• É um desintoxicante natural do fígado.

• Pode prevenir e retardar a progressão da doença de Alzheimer através da remoção da placa amilóide acumulada no cérebro.

• Pode prevenir que ocorra metástases em muitas formas diferentes de câncer.

• É um potente anti-inflamatório natural que funciona tão bem como muitas drogas anti-inflamatórias, mas sem os efeitos secundários.

• Pode ajudar no metabolismo da gordura e ajuda no controle do peso.

• Tem sido usada na medicina chinesa como um tratamento para a depressão.

• Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, é um tratamento natural para a artrite e a artrite reumatoide.

• Acelera a cicatrização de feridas e auxilia na remodelação da pele danificada.

• Pode ajudar no tratamento de psoríase e outras condições inflamatórias da pele.

• Alivia sintomas da TPM

• A cúrcuma utiliza-se para melhorar a digestão e também ajuda a reduzir os gases e a diminuir o inchaço de estômago.

Quando pensamos nas formas de consumo é possível encontrar nos formatos de pó e também encapsulados.

A forma de pó é facilmente utilizada na culinária podendo ser acrescida em sucos, molhos e até mesmo saladas. Vale a pena colocar os benefícios da cúrcuma no nosso dia a dia e tornar nos refeições mais ricas nutricionalmente, mesmo sendo rica em benefícios é importante consultar um profissional da área para contribuir com suas quantidades ideais.

Ter o auxílio de um profissional na área nutrição  pode garantir apenas benéficos. Lembre-se sempre que ser saudável é apaixonante e o segredo está no equilíbrio.