TPM o que é e como cuidar?

Quero conversar com você sobre um assunto que todas nós passamos, algumas mais outras menos, a famosa e tão conhecida TPM, que é uma sigla da frase “Tensão Pré-Penstrual”, bom o nome já diz tudo, mas você sabe o que é?

A TPM ou Tensão Pré-Menstrual, também conhecida como Síndrome Pré-Menstrual, se trata de uma condição que pode se manifestar de 7 a 14 dias antes da menstruação. Ela é caracterizada por um grupo de sintomas que podem ser físicos e emocionais, entre eles estão alterações de humor, seios sensíveis, desejo por comidas específicas, fadiga, irritabilidade e depressão. Isso acontece pois a uma alteração hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Parece existir uma conexão entre os hormônios sexuais femininos com as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina.

Agora que você já entendeu o que acontece com o seu corpo durante esse período, vou te contar um segredo. A alimentação pode te ajudar! Então aí vai uma dica valiosa.

Estudos mostram que incluir em nossas refeições alimentos fontes de magnésio como as sementes, cacau, folhas verdes escuras e as castanhas, podem ajudar muito nesse período, principalmente melhorando as cólicas menstruais e as dores de cabeça. Outro nutriente que também pode te ajudar é o triptofano, que está associado a sensação de bem estar, encontramos ele nas bananas, aveia, ovos, abacate ou avocado e peixes.

Além dessas dicas tem muito mais para cuidar de maneira personalizada, sabemos que os níveis disponíveis dos componentes acima é de todas as vitaminas e minerais individualizados terão grande influência no alívio dos sintomas, venha conhecer o exame de Bioressonância para analise das vitaminas e mineira e também dos metais pesado.

O equilíbrio nutricional promove mais qualidade de vida.