Suplementos Termogênicos

Mas o que são esses termogênicos, afinal? Eles têm todo esse poder que falam? Quais são seus benefícios? Eles possuem efeitos colaterais?

Descubra tudo isso e muito mais neste breve resumo.

Os suplementos termogênicos são responsáveis por acelerar o metabolismo, gerando uma maior queima calórica a partir da queima da gordura estocada, que é utilizada como fonte de energia; além de estimularem a queima de gorduras e ainda poderem melhorar sua concentração e desempenho físico.

Diariamente, o ser humano realiza o processo termogênico que é quando nosso organismo transforma nutrientes em energia para manter o calor e fazer com que nosso corpo funcione. Claro que o combustível mais utilizado para obter essa energia é o tecido adiposo, a gordura.

Alguns alimentos que se destacam pela ação termogênica seriam aqueles com grande concentração de cafeína, como o café, o chá verde, o chá mate e o pó de guaraná, ou com boas quantidades de capsaicina, como as pimentas. Outros alimentos com ação termogênica são o gengibre e a canela. Os suplementos termogênicos costumam ser a base de cafeína.

Logo, o consumo de comidas e bebidas que possuam boas quantidades destas substâncias com ação termogênica tornou-se popular e surgiram também os tão conhecidos suplementos termogênicos com essas substâncias em maior quantidade e concentradas.

Os benefícios comprovados dos termogênicos são:

Ajudam a emagrecer: Os termogênicos contribuem para o emagrecimento de formas diferentes. Aqueles a base de cafeína fazem com que a pessoa tenha mais resistência durante os treinos e assim consiga queimar mais calorias e consequentemente emagrecer. Também há termogênicos que durante o processo de digestão levam a maior queima de calorias.Porém, vale lembrar que para conseguir a perda de peso por meio do consumo destes alimentos ou suplementos é preciso praticar atividades físicas.

Melhoram o desempenho nos treinos: Este benefício vale para os alimentos ricos em cafeína, pois a substância aumenta a resistência dos atletas, fazendo com que eles consigam se exercitar por mais tempo.

Melhoram o foco: A cafeína possui um efeito estimulante que irá proporcionar melhora na concentração e consequentemente na capacidade de aprendizado.

Como ingerir os suplementos termogênicos?

É interessante ingerir os suplementos termogênicos antes dos treinos e apenas nos dias em que for se exercitar. Também evite ingeri-los antes de dormir, pois podem levar a insônia. Cada marca de termogênico irá indicar os melhores horários e doses para consumir o suplemento. Porém, as melhores indicações são de utilizar o produto entre 15 e 60 minutos antes dos exercícios.

Todos as pessoas podem ingerir os suplementos termogênicos?

Gestantes, lactantes, crianças, idosos, pessoas hipertensão, arritmia cardíaca e insônia não podem consumir os termogênicos. Eles só podem ser ingeridos após orientação médica. Os suplementos termogênicos aceleram os batimentos cardíacos, assim pode ocorrer complicações de saúde sérias caso a pessoa os consuma sem a devida recomendação.

Os suplementos termogênicos ocasiona algum efeito colateral?

Abaixo alguns efeitos colaterais comuns e outros mais raros, mas que podem ocorrer:

  • Insônia;
  • falta de concentração;
  • dor de cabeça;
  • agitação;
  • enjoo;
  • ansiedade;
  • tonturas e vertigens;
  • aumento da pressão arterial;
  • confusão mental;
  • arritmia cardíaca;
  • risco de AVC.

Por último, é muito importante ressaltar que não combine os suplementos com outros alimentos termogênicos, por exemplo, beber muito café e ainda tomar o suplemento a base de cafeína. Consuma somente os suplementos termogênicos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).